Alegoria da Razão

Por Kleber Amancio

kerry mashal

Kerry James Marshall. Sem título, 2008. Acrílica Sobre painel de PVC. Registro fotográfico: Harvard Art Museums ©.

A pintura de Kerry James Marshall cativa uma série de tópicos, mesmo que numa primeira mirada não atinjamos. Isso vale não somente para o caso aqui abordado, mas para seu trabalho como um todo. Trataremos, em específico, de uma obra sem título, produzida há oito anos atrás; um estudo em que um negro pintor (ou um pintor negro?) encara-nos de frente. Pintor posto que leve às mãos as ferramentas necessárias à feitura de seu ofício; uma grandiosa chapa de louça branca – que assume quase metade do painel – tomada por pigmentos os mais diversos e um utensílio constituído por um tufo de pelos, preso fortemente a um cabo, destinado, nitidamente, à aplicação de tintas.

Não temos acesso, porém, ao resultado prático de sua empreitada. A nós é dado observar o protagonista em ação. De que maneira aborda essa realidade na qual estamos literalmente inscritos? Quais aspectos mais lhe interessam?

A personagem possui a pele muito escura; a cor utilizada para sua composição é bastante próxima do preto absoluto. Suas feições são desenhadas por um feixe de luz branca decorrente de uma atividade fisiológica ocorrida em seu cérebro. Surrealisticamente, conseguimos avistar, através de seu crânio, a ocorrência de sinapses, simbolizadas por dois focos de impulso elétrico, além do caminho percorrido por estes. Possui traços faciais que remetem a uma ancestralidade africana; nariz largo, lábios grossos… Seu cabelo é vistoso, denso e compacto; o volume forma uma sombra em sua camiseta. O engalfinhar da carapinha nos dá a sensação de que os pelos que emergem do topo de sua cabeça sejam um contíguo de estruturas nervosas transcursadas do prosencéfalo. Trata-se do completo oposto do que diria Huxley, ou ainda interlocutores mais próximos como Watson. É a alegoria da razão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s